INDEPENDÊNCIA DA PÁTRIA
1º de Set. de 1.999
Pavilhão da Independência, sob a sombra da Tua augusta majestade, vimos comemorar a sublime efeméride do nosso povo. Aqui estamos para reverenciar a memória dos vultos que fizeram a Independência desta Pátria e, daqueles que consolidaram a Pátria desta Independência, próceres imortais de exemplos dignificantes, alcançaram o mausoléu da história antes do túmulo da terra.
Evocamos os feitos do Inconfidente Mártir Tiradentes, Alferes que encarnou a suprema vontade de um povo, e no altar deste ideal, deu a vida em holocausto a uma causa mais nobre do que a própria vida. Insígnia do Cruzeiro do Sul! - és a toga do professor, cofre do tesouro da cultura transmitida à juventude, sustentáculo da soberania.
És a inspiração dos segmentos da imprensa, valores de incessante jornada, emendando o tempo, documentando a história hora por hora. És o manto da mãe brasileira, ela quem tece as fibras da Nação, preparando filhos dignos desta Pátria, cavaleiros da Independência.
Pendão dos cinco séculos de uma geração compromissada de transmitir esta Patria continental, á geração emergente do terceiro milênio, eles serão os fiéis depositários deste sagrado legado e, em Teu nome Venerado Estandarte! - bradamos a estes seguidores perpetuadores da sacrossanta soberania:
Jovem brasileiro! - segue os rastros dos nossos vultos, faça com que todos os teus atos sejam dignos de condecorações alfinetadas na lapela do tempo em nome da Pátria, compartilhando o enriquecimento da história do Brasil, - faça com que a Nação se orgulhe de ti e de todos os teus feitos.
Se tenderes para as lides advocatícias, inspira-te em Rui "O Águia de Haia". Se optares pela medicina, faze dos princípios do Oswald Cruz um lema: Caxias no exército, Tamandaré na Marinha, Mauá na iniciativa privada, Rio Branco na diplomacia, Olavo Bilac na exaltação cívica, mas, se um dia, o clamor pátrio te chamar, siga o exemplo de Joaquim José da Silva Xavier, Patrono da Independência.
Por fim, nós, de todos os credos políticos e religiosos, todos os segmentos da Nação, homens e mulheres, jovens e velhos, uníssonos; invocamos a Deus por tua eterna grandeza.
Antonio Karini
Nenhum comentário:
Postar um comentário