sábado, 11 de fevereiro de 2012

ARTIGO

O homem que despertou Pelotas

Nos umbrais do tempo, ocorreram fatos e iniciativas, fazendo com que seus autores, adentrassem os pórticos da história.
Pelotas, após a arapuca da quebra do Banco Pelotense e a instituição da Faixa de Fronteira, a Princesa do Sul foi nocauteada de tal forma, que levou trinta anos para recuperar-se do golpe.
Doutor Edmar Fetter, se este homem tivesse sido prefeito de uma grande metrópole, o seu nome teria ido além do Continente, sua passagem pela administração municipal, marcou época, suas iniciativas eram arrojadas, sua vontade era alçar com este Município e todos os seus segmentos, para um futuro digno das tradições desta grande terra.
Dotado de uma extraordinária visão, trabalhava com fé e grandeza,formou uma equipe de trabalho e se cercou por excelentes valores.
Mandou uma equipe de assessores a fim de se preparar na Fundação Getúlio Vargas, assim como, trouxe a Pelotas o pessoal do Ibam e, reformulou toda a estrutura administrativa da Prefeitura.
Transformou as antigas diretorias municipais em secretarias municipais, instituiu o sistema de autarquias e, a este novo método, elevou: o Saae, a Pedreira de Capão do Leão e o Conservatório de Música.
Recuperou o DMER (Departamento Municipal de Estradas e Rodagem) e com isso a Colônia passou a ter uma assistência condigna.
Muitos ainda lembram como era a ponte do Laranjal, um pontilhão de madeira, velho, desgastado pelo cupim e de mão única, a edificação desta nova ponte foi um acontecimento que mudou a estrutura do bairro do Laranjal.
Conseguiu com que o Colégio Municipal Pelotense tivesse uma dotação estadual, e com isso introduziu os melhoramentos e, iniciou as obras do ginásio direcionado ao ensino profissionalizante.
Com o fim das atividades da Cia Light & Eletrobrás, o doutor Edmar decidiu pela segunda, e a Eletrobrás instituiu a Cia Pelotense de Eletricidade, ele empenhou-se e conseguiu com que Pelotas fosse a cidade escolhida para a inauguração de iluminação a mercúrio, obra caríssima, foi custeada pela Eletrobrás, milhares de postes de cimento vieram do estado de São Paulo e, desta forma, Pelotas serviu de vitrine nacional ao novo sistema de iluminação no Brasil.
As Nações unidas concluíram e proclamaram ao mundo que: a coisa mais preciosa num futuro bem próximo, será a gota d'água e, em 1966, declararam a Década Hidrológica Internacional, diante desta realidade e, antecipando o futuro, o doutor Edmar construiu a Barragem Santa Bárbara.
Visando colocar Pelotas na era moderna e disciplinar a situação urbanística, contratou uma equipe especializada e elaborou o Plano Diretor da cidade.
Objetivando fortalecer a Região Sul do Estado e congregar esforços em prol de um progresso integrado, idealizou a fundação da Associação do Municípios da Zona Sul e foi o seu primeiro presidente.
Motivados por esta iniciativa, os vereadores de Pelotas, fundaram a Associação das Câmaras de Vereadores da Zona Sul.
As travessas centrais: rua Ismael Soares e rua Conde de Piratini, foram calçadas e arborizadas com canteiros, custeando esta obra do seu prórpio bolso.
Criou o CDC (Conselho de Desenvolvimento Comunitário), onde por ocasião da instalação e posse dos conselheiros, no seu discurso disse: "se no futuro quiserem fazer referência à minha passagem pela administração deste Município, gostaria que soubessem que: no meu conceito,a minha melhor obra foi a instituição do Conselho de Desenvolvimento Comunitário".
O CDC era composto de 18 conselheiros, representavam vários segmentos da comunidade e, aprovados pelo prefeito, as reuniões eram semanais, criado com as seguintes finalidades:
A - Concentrar e coordenar os esforços da comunidade, visando ao seu desenvolvimento social e econômico;
B - Promover e estimular, através de estudos e planejamentos, a criação de novos campos de atividades comunitárias;
C - Assessorar os poderes públicos, entidades e associações, para orientação dos problemas de desenvolvimento do Município;
D - Pleitear medidas de ordem pública ou privada, sempre que necessário, que possibilitem recursos materiais e humanos para concretização de programas elaborados.
Deste Conselho, posteriormente, emanaram os: Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Esportes.
O que é digno de registro, os três conselhos tinham um grande orgulho de prestar os seus serviços à comunidade, trabalhavam com entusiasmo, sem remuneração, unicamente por amor a Pelotas.
Doutor Edmar Fetter foi um dos marcantes vultos da história desta terra, despertou Pelotas, não deixou dívidas, era um homem do tamanho de Pelotas.
O título de prefeito constitui uma honra para o detentor deste nobre cargo e, o doutor Edmar Fetter constituiu numa honra para este título.
Nossa homenagem perene à memória deste grande pelotense, sua profícua passagem pela administração pública, fica na consciência dos historiadores.

Antonio Karini

Nenhum comentário:

Postar um comentário